SEJA BEM VINDO

04 fevereiro 2011

FALHA EM SISTEMA DE PROTEÇÃO PROVOCOU PANE NE, DIZ CHESF

A pane que atingiu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte na noite de quinta-feira (3) e início da madrugada desta sexta (4) ocorreu devido a uma falha no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco, segundo disse, nesta sexta-feira, o diretor de operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, Mozart Bandeira Arnaud.
"Houve uma falha em um componente eletrônico, a cartela, que faz parte do sistema de proteção da subestação. Sem ter havido nenhum problema, por um defeito eletrônico, ele deu ordem para desligar a subestação. Isso às vezes pode acontecer, mas como a instalação era muito grande, os efeitos foram sentidos em várias regiões", afirmou. Os sistemas de três usinas foram atingidos: Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga.
De acordo com o diretor, a energia já foi restabelecida em todos os estados atingidos, podendo haver falhas pontuais que deverão ser corrigidas. 
Quase toda a região ficou às escuras por volta das 23h30 (horário local). O fornecimento de energia foi retomado durante a madrugada. Em Alagoas, isso ocorreu perto das 4h.
Uma nota oficial sobre a falta de energia elétrica será divulgada perto das 11h pela Chesf, conforme informou a assessoria de imprensa da companhia.
Só na Bahia, segundo a Companhia de Eletricidade do estado (Coelba), 4,2 milhões de consumidores foram afetados. O sistema foi completamente normalizado às 3h36 (horário local).
"Em oito anos que estou na direção da companhia, nunca foi registrada uma ocorrência como essa. Foi a primeira vez. Quero passar uma mensagem de tranquilidade para as pessoas. Não tem como acontecer novamente", disse Arnaud. Segundo ele, como prática, esse apagão será exaustivamente analisado pela Chesf.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma a ocorrência de um problema em um componente da subestação Luiz Gonzaga, o que teria afetado o fornecimento em seis linhas de transmissão e três usinas. As causas do problema e a extensão do apagão, no entanto, ainda estão sendo apuradas. O ONS afirmou que um relatório de análise só será apresentado na próxima na terça-feira (8).
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que aguarda um relatório detalhado do ONS para fornecer informações oficiais sobre o apagão.

Nenhum comentário: