SEJA BEM VINDO

25 janeiro 2011

PROUNI: ULTIMO DIA


Até as 19h30 desta segunda-feira (24), penúltimo dia de inscrições, o MEC (Ministério da Educação) registrou cerca de 784 mil inscritos no ProUni (Programa Universidade para Todos). Os candidatos concorrem a uma das 123,1 mil bolsas disponíveis no programa.

Faça aqui sua inscrição

São 80.520 vagas de 100% e o restante (42.650) de benefícios parciais de 50% da mensalidade da universidade. O prazo para inscrição acaba às 23h59 de hoje (25) e o resultado será divulgado na próxima sexta-feira(28). 

Para participar, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento privado com bolsa integral. As bolsas integrais são destinadas a alunos com renda familiar mensal de até R$810 por pessoa. Já para ganhar as de 50 % é preciso ter renda familiar de R$1.620 por pessoa.

Outra exigência é que os estudantes tenha participado do Enem 2010 (Exame Nacional do Ensino Médio)  e atingido pontuação mínima de 400 pontos na média das cinco provas. O candidato não pode ter tirado zero na redação.

Como participar

São Paulo é o Estado com o maior número de benefícios (38 mil), seguido de Minas Gerais (12 mil) e do Paraná (11,8 mil). No total, 1.592 faculdades aderiram ao ProUni neste semestre, 192 a mais do que na última edição.

Serão realizadas duas listas de chamada em sequência - quem não for selecionado na primeira, continua tendo chances de ser convocado. 

Para aderir ao ProUni, é obrigatório informar o número de inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o CPF (Cadastro de Pessoa Física). O sistema lembra bastante o site do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que serve para vagas disputadas em universidades federais. 

A comparação foi feita pela assessoria de imprensa do MEC (Ministério da Educação), que informa que estudantes podem participar dos dois processos seletivos, mas têm de optar por um deles ao final da distribuição de vagas.

Nenhum comentário: