SEJA BEM VINDO

07 dezembro 2010

ORKUT TEM MAIS DE 90% DAS DENÚNCIAS DE HOMOFOBIA NA INTERNET

As denúncias de conteúdo homofóbico na internet renderam 4.983 queixas nos primeiros nove meses de 2010, 88% a mais do que no mesmo período de 2009 – 93% das ocorrências foram registradas no Orkut. O crescimento foi na contramão dos vários outros tipos de denúncia de abuso na internet, como racismo e intolerância religiosa, que diminuíram. Os dados são da ONG SaferNet.

Os casos de homofobia ultrapassaram os de xenofobia, que acontecem com frequência nas redes sociais - como os recentes comentários de uma estudante de direito de São Paulo pedindo o afogamento de nordestinos. As denúncias de racismo caíram 57% no período, enquanto as reclamações de neonazismo, 65%.

A última manifestação virtual de grande repercussão foi logo após os ataques a jovens na avenida Paulista após uma suposta paquera. A polêmica "Homofobia sim!" contra "Homofobia não!" tomou conta do Twitter.

O conteúdo homofóbico é comum também no Orkut. Entre as comunidades que já apareceram nesse site de relacionamentos estão "Odeio Travecos", que chegou a ter cem participantes, "Matem os Travecos" e "Eu Odeio Gays". Nelas, as ofensas são variadas e há tópicos de discussão sobre como e onde matar homossexuais.

Nenhum comentário: