SEJA BEM VINDO

16 outubro 2010

ENTENDA COMO HORÁRIO DE VERÃO AFETA O SEU CORPO


PESSOAS QUE DORMEM POUCO SOFREM MAIS COM A MUDANÇA.

O horário de verão começa à 0h de domingo (17), quando os relógios deveram ser adiantados em uma hora. Com isso, Brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, além do Distrito Federal, se veem obrigados a dormir e acordar uma hora mais cedo, precisando se adptar ao novo horário.

A consequência disso para algumas pessoas são quadros de sonolência, irritabilidade e mau humor pela manhã. Enquanto isso, para outros uma hora a mais significa apenas uma chance de turbinar as atividades diárias. Segundo os especialistas consultados pelo R7, essas diferentes reações são decorrentes da mudança do relógio biológico e de alterações hormonais.

A pesquisadora do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, Lúcia Rotenberg, explica que o nosso " relógio interior" pode funcionar de maneira "matutina" ou "vespertina", influenciando diretamente na adaptação ao horário de verão.

O relógio biológico de cada um é diferente, assim como existe pessoas que engirdam com mais facilidade do que outras.

Existe pessoas que acordam de manhã bem dispostas e dormem cedo, ou dormem muito pouco - elas são chamadas de "matutinas". Já as que têm dificuldades de acordar cedo e funcionam bem à noite são as "vespertinas". Essas são caracteristicas genéticas iguais às que herdamos dos nossos pais, como cor da pele e dos olhos.

Nenhum comentário: